quinta-feira, 12 de abril de 2012

O poder da impressão

Assim como você deve interpretar a pessoa com quem esta negociando, você precisa prestar muita atenção as impressões causadas. De nada adiantará compreender e interpretar os outros se você não souber juntar a tais elementos às impressões necessárias para influenciar.

Estas geralmente se originam a partir de pequenos detalhes. São as interpretações que, os outros, fazem de você. A forma como algo é dito, as atitudes frente a certas decisões podem alterar significativamente uma negociação.

Esteja atento as sutilezas, pois as impressões eficazes exigem discrição, autocrítica e atenção para aproveitar as ocasiões para passar uma imagem de honestidade e competência.

A seguir algumas dicas:

1- Vista-se adequadamente e não vistosamente. Lembre-se do comentário de Chanel e aplique-o nos negócios. “Quando uma mulher se veste mal, em uma ocasião, todos notarão a roupa e não ela. Se, ao contrário, a mulher se vestir bem (corretamente) ela será notada e não a roupa.” Esta observação também serve para os homens.

2- Dê provas de eficiência nas pequenas coisas. Por exemplo: seja pontual, cumpra horário, responda uma correspondência, agradeça um e-mail.

3- Não faça promessas que não poderá ou não tem intenção de cumpri-las, pois causam péssima impressão.

4- Prestar um favor é importante, mas tome algumas precauções: faça com que a outra parte tome conhecimento do mesmo de forma sutil, evite a ostentação ruidosa e não deixe de faze-lo a não ser com um motivo muito bom.

5- Não coloque as pessoas em situação difícil, a menos que, seja com um motivo especialíssimo.

6- Muitas vezes saber aguardar é mais proveitoso do que insistir ou cobrar uma mudança de idéia.

7- O elogio, quando sincero, gera simpatia. Uma forma vantajosa de elogio é aquela que coloca a pessoa em uma situação favorável, perante os outros membros da empresa.

8- Aprenda a fazer e manter amigos através de demonstrações de interesse (exemplos: telefonemas, e-mail, fax).

9- Use adequadamente o conselho e a confidência, pois geram confiança e respeito. Indiscrição e quebra de confiança, são falhas graves que podem criar sérios problemas.

10- Um ativo importantíssimo nos negócios é o senso de humor, capaz de dissipar tensões e predispor favoravelmente os ânimos. Humor não significa forçosamente uma gargalhada, mas sim um comentário espirituoso e agradável.

11- Um perigo que se corre freqüentemente, no mundo dos negócios, é o de se transferir emoções negativas de uma situação para outra. Como por exemplo, deixar transparecer impaciência ou irritação por causa de um negócio frustrado. Uma dica, para evitar tais problemas, é compartimentar o seu dia tratando cada coisa em seu momento, estabelecer uma distância emocional, entre as negociações.

12- Seja você mesmo. Aprenda a lidar com as situações e não fique ansioso demais para agradar.

Bons negócios e muito sucesso.

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